

O Cinema no Estendal é um cinema para as ruas. Celebramos a vida de bairro, a arte da curta-metragem, a ocupação do espaço público e as cuecas da vizinha.

O Cinema no Estendal (CNE) é um cinema para as ruas. A tela viaja por estendais de diferentes ruas, praças, becos e escadinhas de Portugal, para celebrar a vida nos bairros e nas pequenas localidades, em sessões exclusivamente ao ar livre.
Com a realização de sessões de cinema ao ar livre procura-se reivindicar o uso do espaço público como ponto de encontro comunitário, através da cultura e da arte audiovisual, assim como reconhecer o valor do cinema como transformador social.
O objectivo do Cinema no Estendal é produzir cultura fora dos ambientes convencionais, de forma a contribuir para uma sociedade mais equilibrada e mais democrática. Este projecto quer levar o cinema para a rua criando uma experiência enriquecedora tanto para os/as moradores/as das diferentes localidades como para os/as jovens cineastas que apresentam os seus filmes perante públicos variados. Trazer temas e tópicos da sociedade atual para o centro da tela é e tem sido um ponto comum em todas as edições do CNE. São apresentadas obras cinematográficas que pensam e retratam a sociedade que as rodeia e que têm um olhar crítico, cómico ou observacional sobre esta. Assim sendo, e sempre que possível, os realizadores são convidados a assistir às sessões, para assim se estabelecer um diálogo entre quem cria os filmes e quem os vê.




onde estamos
Braga
BRAGA

A equipa do Estendal está em residência em Braga durante todo o mês de julho para levar cinema à Praça das Fontainhas em São Vicente.
No dia 20 de Julho temos curtas-metragens e a apresentação do projeto ‘Como te chamas?’ - atelier de cinema comunitário intergeracional
DOMINGO
20 DE JULHO, 2025
Praça das Fontainhas
São Vicente
21H00
Sessão de curtas-metragens e apresentação do projeto
‘Como te chamas?’ - atelier de cinema comunitário intergeracional


COMO TE
CHAMAS?
atelier de cinema comunitário intergeracional

O projeto "Como te chamas?" pretende promover o diálogo
intercultural e a valorização de todas as gerações como forma
de lutar contra a intolerância e celebrar a diversidade.
Apostamos na intergeracionalidade como pilar fundamental
para a coesão social, proporcionando um espaço onde o
diálogo entre idosos e jovens imigrantes possa florescer.
Num momento em que o discurso de ódio vai ganhando
espaço na sociedade, criando mais divisões e preconceitos, é
essencial reforçar o compromisso com a inclusão e o diálogo
intercultural. Este projeto demonstra que a diversidade é uma
riqueza e que a comunicação, mesmo sem palavras, pode
construir pontes entre pessoas de diferentes origens e idades.
JULHO
20
seleção oficial de curtas-metragens
2025
Esta curadoria foi realizada pelo coletivo Pátio com o foco na intergeracionalidade
próximos eventos: