top of page
DSC01315.JPG

16 DE MAIO 2026

Bairro Santo Amaro​

A equipa do Estendal está em residência em Lagos durante o mês de maio para levar cinema ao espaço público e criar filmes nos bairros, através do projeto Atelier de Cinema Comunitário.

Para além do resultado destes ateliers, apresentamos uma programação sobre como viver em comunidade, intergeracionalidade e as vicissitudes de ser criança, ser quem cuida ou ser diferente num mundo normativo.

 

Nesta sessão, ocupamos novamente o largo do antigo campo de jogos com cinema e música, numa programação variada de curtas metragens um pouco de todo o mundo. Juntámo-nos às pessoas do bairro para filmar e criar, entregando-lhes uma handycam, uma lente para percebermos o seu próprio mundo. 
Questionámo-nos sobre o que é um bairro, o Santiago entrevistou
, as Laras dançaram, a Ariana cantou e assim se foi criando o filme que abriu esta sessão do Cinema no Estendal.

LogoamareloCne_edited_edited.png

as pessoas do bairro perguntam-se o que é um bairro

LogoamareloCne_edited_edited.png

MAIO

16

seleção oficial de curtas-metragens

2026

Esta curadoria foi realizada pelo Pátio com foco no cuidar, viver em comunidade e ser criança

Film_Grab_4.jpg
LogoamareloCne_edited_edited.png

Ali Ali

Rishabh Jain FIC Índia

Numa aldeia remota do Rajastão, a disputa por um taco de cricket cruza-se com as tensões de uma rodagem independente, onde infância, desejo e cinema se confundem.

CANDY-BAR_Still-3.jpeg
LogoamareloCne_edited_edited.png

Candy Bar

Quando uma rapariga se despede do seu “pai” no átrio do cinema, deixa-lhe muito mais do que um simples gesto de carinho.

Still_Balconada_02.png
LogoamareloCne_edited_edited.png

Balconada

Iva Tokmakchieva ANIM Bulgária 

Num dia escaldante de verão, vários vizinhos refugiam-se nas varandas. Uma chuva repentina inspira um deles — e contagia os restantes a viver o momento.

AMARELA_Still-1.jpg
LogoamareloCne_edited_edited.png

Amarela

André Hayato Saito FIC Brasil

No dia da final do Mundial de 1998 entre Brasil e França, Erika, uma adolescente nipo-brasileira em conflito com as suas raízes, enfrenta uma violência invisível.

bG9jYWw6Ly8vcHJvamVjdF9vcmlnLzAwMC81NzgvNTc4MDgx.webp
LogoamareloCne_edited_edited.png

Amanhã Não Dão Chuva

Maria Trigo Teixeira ANIM Portugal/Alemanha

Ao regressar à casa de infância para cuidar da mãe, uma mulher tenta adaptar-se à nova realidade enquanto vê a mãe afastar-se cada vez mais.

frame-00160.jpg
LogoamareloCne_edited_edited.png

Animado a carvão numa única folha de papel, o filme percorre retratos de família criados pela avó, onde cada traço apagado deixa marcas, como as memórias ao longo da vida.

Screenshot 2026-05-15 at 13.32.29.png
LogoamareloCne_edited_edited.png

Ser Português - Miss Universo

André Ivo TELEDISCO Portugal

teledisco para a banda emergente portuguesa Miss Universo

com o apoio de

LOGO-100�-PRETO-1024x464_edited.png
bottom of page